segunda-feira, 23 de março de 2009

Mochilando pela Bahia

Saindo de Brasília... não to nem acreditando...

És que chegamos apos "mochilar" por Salvador - BA, para chegar até Guaibim - BA.

Saímos num vôo de Brasília a Salvador numa manha de terça feira no dia 10/03. Fomos com o money bem controlado, com o objetivo de pegar transporte urbano ate chegar ao nosso objetivo. Desembarcamos no Aeroporto em Salvador na Bahia as 11:20 fomos direto para a parada de onde sai o ônibus para o Porto de São Joaquim. O ônibus demorou 1hs hora para chegar, mas "chegou". Pagamos 2,15 cada.

No ônibus foi mais 1hs, durante o trajeto passamos por vários bairros dentro de salvador, chegamos a ver o mar algumas vezes, e de vez em quanto entra alguém para vender caneta, livros, e picolé com gostos típicos de lá: coco, amendoim, tapioca e tantas outras que não lembro.

Chegando ao porto fomos direto para comprar a passagem para a atravessia pelo Ferry Boat de Salvador para

Bom Despacho. O valor da passagem é de 3,40. Achei as atendentes nem um pouco preocupadas em atender o passageiro, no momento que chegamos havia um barco que estava para sair dentro de alguns minutos, ainda dava tempo de comprar, mas a moça da bilheteria só sabia falar que tinha que aguardar o próximo. Mesmo com muita insistência a mesma não nos ouviu, até que uma moça veio e exigiu a compra da passagem, pois o guarda que fica na "catraca" disse que ainda havia tempo. Depois de ela falar alto e com muita pressão veio a vender o ingresso para a moça e para nós. Achei uma falta de respeito.

Embarcamos imediatamente no barco ecológico Ferry Ivete Sangalo.

Este Ferry Boat que leva no nome da cantora baiana é um barco "ecológico" com tecnologia flex combustível, funcionan

do com 30% de óleo diesel e 70% gás natural (GNV), é fabricado em alumínio sendo mais leve (ele foi inaugurad

o no ano passado exatamente no dia do aniversário da minha irmã caçula 19/08/2008), ele é maior, com um grande local para se sentar com o frescor de um ar condicionado potente, outro local vip para grupos de passageiros. Acima há mais algumas cadeiras que ficam ao ar livre, e abaixo onde os carros são acomodados. Lá aproveitamos

e comemos um salgado, pois sabíamos que não ia dar para comer durante a viajem até guaibim. O salgado saiu ao preço de 2,20 a 3,00 mais refrigerante 2,50. Nossa travessia durou 40 minutos (muito mais rápido do que os antigos ferry que em media era de 1hs), e lá havia um rapaz que perguntou se Weis iria para alguma cidade, e em seguida ofereceu seus serviços de taxi. O preço proposto foi de Bom Despacho até o Posto Policial de Valença ficou de 13,00 cada. Eu bati o pé que não iria pois tinha medo de assalto e etc...

No fim da viajem do ferry, sai correndo para comprar passagem para Valença, o próximo horário era somente às 16hs. Com sangue frio e contanto com Deus sai correndo até achar o taxista que tinha oferecido o serviço. E assim fomos, na cara e coragem, alem de nos dois havia mais uma senhora e um rapaz, ambos da Bahia e estavam viajando para visitar familiares. Até que foi uma viagem tranqüila, o rapaz dirige bem o seu carro, um Fiesta branco modelo antigo. Um carro com cinco pessoas ficou apertado, mas isso a de convir que a passagem de ônibus fosse 12,75 e ia demorar mais de 3hs até Valença (já que ele passa em quase todas as cidades ate chegar a Valença).

Um detalhe em nossa viagem com esse taxista ficou por conta da senhora que ficou sentada na frente ao lado do motorista, (ela não deu chance de ninguém sentar a frente, pois a justificativa que ela era a mais gorda), conversava muito e sempre tinha assunto para tudo, ela estava indo buscar o filho na casa da avó, pois não queria estudar. Ela é esposa de um funcionário de Petrobras que trabalha 4 meses seguido em um cargueiro, e folga 2 meses, ele é cozinheiro para a tripulação que vive andando entre os portos do Brasil e mundo... Conversa vai, conversa vem e ela contou sua historia triste de pessoa humilde que sai interior que vai para a cidade grande ganhar a vida e é humilhado. Com tanta humilhação e "trabalho escravo" descrito por ela chegou à conclusão que isso não era vida e matou a patroa dela! É! Meteu uma paulada na nuca da sinhá!!! kkkkk Gente, todos do carro ficaram calados e sem graça, enquanto isso a mulher tá lá, rindo e continuando a contar a sua vida... Sua primeira filha nasceu quando ela tinha 14 anos (santa então ela nunca foi)... E assim com tantas historias da tia logo chegamos ao posto policial que fica na BR 101 para o ônibus que vem de Valença.

Logo quando descemos do carro e despedimos do taxista gente fina (fizemos o pagamento 26,00), e da mulher louca vimos que acabara de passar um ônibus e que teríamos que esperar mais 1hs para passar o próximo!!! Resolvemos perguntar para um Senhor que estava encostado no seu taxi com placa de Itaparica qual seria o tempo do próximo ônibus para Guaibim, ele viu ali a oportunidade de ganhar uns trocados, ofereceu nos levar ao preço de 15,00 (para os dois). Estávamos exausto e totalmente cansados e teríamos que esperar em um local que não tinha proteção contra o sol, achamos que seria justo pagar para chegar logo e ficarmos descansados.
Fomos com o tio para guaibim de taxi "chique" e chegamos lá as 16:40.

Foi procurar a Sandra para pegar a chave da casa, ela não estava, mas logo o filho dela apareceu com a chave na mão. Rapidamente trocamos de roupa e fomos para a praia desesperados para beber, beber, beber, igh, beber...

-Media: saímos do aeroporto salvador 11:20 e chegamos a guaibim as 16:40= 5hs e 20 minutos

-Media: pagamos no total da nossa ida para duas pessoas $ 64,10.

Bem essa foi à primeira parte, logo postarei novos relatos de nossa viajem.

1. Bem, estou fora do mundo a la Bahia, mas não sairia menos cansativo e até mais barato pagar um ônibus saindo de Salvador direto para Valença? Adoraria ir de FerryBoat de novo ou nesse barco com o nome da Ivete, mas só perguntando mesmo... Aliás, tinha um barco moderno que foi com a Adriana e o ex-dela (falo o nome? Rsrs) e com um ótimo preço. Parecia um mini avião, super rápido e servia água.

Abçs, mana...

2. Na verdade não cheguei a procurar onibus que sai de valença para salvador pois seria uma volta imensa passando pelo o continente e demoraria mais de 8 horas e o preço nao ia ser barato. É o catamarã muito chick... Ele não entra mais em valença e somente vai direto para o Morro de São Paulo, mas o preço é super salgado 70,00 por pessoa... 64,10 pagamosa vinda com lanche. Claro que seria um passeio incrível, ja que são 2hs pelo o mar ate chegar a salvador, mas mochileiro é pobre, procura o mais barato. kkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que você procura no blog?

IMPORTANTE

Muitas fotos e textos são retiradas da Internet.Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.Estou aqui somente para divulgar meu gosto pela a arte de contribuir com as pessoas! Abraços