domingo, 8 de novembro de 2009

Paella - Domingo Espanhol


Em mais um domingo não muito chuvoso em terras candangas, porem bem pregruiçosos.... Aproveitamos esse dia maravilhoso e acordamos tarde às (nosso vizinho esta reformando seu apartamento, e ele acredita que 8hs da manhã de domingo é dia de trabalho...., porem nesse findi só no sabado que rolou.. ufa) as 10:30 am.

Nosso café da manhã foi tarde às "11hs" AM e o almoço seria tarde. Então em mais um momento culinário no blog, segue a receita "simples e fácil" de uma Paella...

PAELLA MISTA

1 Kg de arroz (pesado antes de lavar) ou aproximadamente 05 chávenas de arroz já cozido
250 gr de lulas limpas
200 gr de mariscos com casca - comprei sem casca

500 gr de camarões-rosa com casca - não comprei, como serve mais para apresentação
250 gr de camarões pequenos descascados

400 gr de frango, cortado em pedaços médios
100 gr de vagem (sem pontas e cortadas ao meio-eu cortei em pequenos pedaços)
200 ml de azeite de oliva
1 colher de sopa de páprica doce
2 dentes de alho, dois ramos de salsinha (tudo picado e regado com um pouco de azeite)
3 pistilos de açafrão espanhol eu coloquei 2 colheres de café de açafrão em pó
2 pimentões (um vermelho e outro verde, assados, sem pele e sem sementes, cortados em tiras)
2 tomates maduros, picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

  • Corte as lulas em rodelas e reserve-as. Reserve tambem os tentáculos. Lave muito bem os mariscos.
  • Numa paellera (eu fiz numa panela grande mesmo, já que arroz já tava cozido) , aqueça o óleo de oliva, junte os camarões-rosas polvilhados com sal e deixe-o dourar. Retire-os e reserve-os para a decoração
  • Junte na frigideira, em fogo médio, o frango já temperado com sal e refogue até dourar.
  • Acrescente a vagem, o tomate, a páprica e o azeite com o alho e a salsinha
  • Misture e adicione as lulas e os camarões pequenos
  • Refogue por dez minutos, incorpore a água, corrija o sal e deixe cozinhar por vinte minutos, em fogo alto, a partir do momento da ebulição
  • Baixe o fogo para médio e acrescente o açafrão. Misture e depois junte o arroz, espalhando-o em formato de cruz sem mexer
  • Coloque os pimentões e os mariscos, reservando alguns para a decoração. Mantenha no fogo até o arroz fica cozido
  • Dica e uns dos segredos: Deixe a Paella descansar por cinco minutos, fora do fogo tampada com pano de prato mais a tampa.

  • Depois decore-a com os camarões-rosas, alguns maricos e pimentões. Sirva imediantamente.
Observe que na foto abaixo vc vê o formato de cruz que ficou após o cozimento. Se tivesse os camarões-rosa mais os mariscos com casca completaria a apresentação da Paella.



Vamos as curiosidades:

  • Comi essa delícia pela primeira vez em um restaurante no Chile (na lua de mel.... Adorei, porem achava que os produtos que constituiu a receita seria difícil de juntar, já que são diversos Frutos do Mar. Mas há mercados que vendem nas bandejas com porção pronta justamente para Paella... Assim portanto animei... - ( Fui ao mercado comprei mais de 500gr de Frutos do mar: tinha marisco, camarão, lula etc..) por R$ 12,00.
  • A Paella surgiu na Espanha, no séculos XV, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, raza, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuidos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato.

    Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado.

    Passado o tempo foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar. Hoje, há uma diversidade de receitas e a Paella Valenciana passou a ser um prato misto, composto de carnes e frutos do mar.

  • Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz.
  • Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral. Aí acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato mixto (terra e mar).
  • A origem da Paella vem do latim "Patella", bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra.
    Dizem também os historiadores que a palavra "Paella" surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria "Para Ellas" dando origem ao nome.
  • A Paella é um prato festivo que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana.
  • Arroz chegou à Espanha trazido pelos Árabes no século VIII, que encontraram nas encostas do país, um ótimo local para o seu cultivo. Mas precisamente no lago La Albufera, na região de Valencia, e que recebe as águas do Mar Mediterrâneo.
  • Paella é o nome do utensílio usado para a preparação do prato, que nada mais é que uma frigideira com diâmetro avantajado – 30 cm de diâmetro, no mínimo, mas existem umas que chegam a medir mais de 80 cm - e não muito alta. Paellera, no entanto, é o nome dado à mulher que prepara a comida.
  • Pronúncia correta em espanhol seria algo parecido com Paelha, muito embora seja mais utilizada a pronúncia Paeja, que tem origem na Argentina e Uruguai.
Fonte: Livro de receita da minha prima...

Não deixe de ver outras receitas:

Sorvetão e Picanha de Forno
Bolinho de Bacalhau
Chocolate Quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que você procura no blog?

IMPORTANTE

Muitas fotos e textos são retiradas da Internet.Se você detém algum direito autoral sobre algum material, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.Estou aqui somente para divulgar meu gosto pela a arte de contribuir com as pessoas! Abraços